Deus está à procura de homens e mulheres bem dispostos, verdadeiros adoradores que o adore em espírito e em verdade. Homens e Mulheres que estejam dispostos a negar a si próprio, e a sair do Egito, ou seja, abandonar o modo mundano de viver, o modernismo e as concupiscências do mundo. Pois o mundo passa mas aquele que faz a vontade do Senhor permanece para sempre. Portanto esteja disposto a viver para Cristo!

sexta-feira, 28 de maio de 2010

CULTIVANDO UM CARÁTER SEMELHANTE AO DE CRISTO










Quando as pessoas respondem obedientemente ao chamado de Deus, Ele assume a responsabilidade de prepará-las e moldá-las para seu uso. Deus usa a Sua Palavra, o Seu Espírito, as circunstâncias, outras pessoas – o que quer que Ele escolher – para moldar os Seus servos.

Esta é a mensagem principal de Romanos 8:28 : “Sabemos que todas as coisas contribuem para o bem daquele que ama a Deus, dos que são chamados de acordo com o Seu propósito”.

Quando amamos a Deus, Ele usa todas as coisas que acontecem em nossa vida para o nosso bem. Contudo, qual é o verdadeiro significado bíblico da palavra “bem”?

Talvez pensemos que o “bem” vindo de Deus para nós consiste em conforto, saúde ou bênçãos materiais; ou um ministério “poderoso e bem - sucedido”; ou circunstancias fáceis.

No entanto, o “bem” de Deus para nós é muito mais importante para nossa maturidade do que para confortos temporários ou sucesso no mundo. O maior “bem” de Deus para nós é explicado exatamente no próximo versículo _“sermos conforme a imagem de Seu Filho”(Rm 8:29).

O “bem” de Deus é quando Ele usa tudo o que acontece em nossa vida para nos fazer mais semelhantes a Jesus. Os melhores dos melhores líderes de igreja são aqueles que diariamente rendem a vida e o coração para a obra de Deus. Eles estão transformados cada vez mais a semelhança de Cristo em seu caráter e ministério. Vamos examinar a razão pela qual isso é tão essencial assim:

O caráter Semelhante ao de Cristo - Primeiro Chamado do Líder

Todos nós concordaríamos que os lideres de igreja precisam devotar-se ao estudo da Palavra de Deus. Eles precisam trabalhar no desenvolvimento de seus dons e chamados. Eles também provavelmente passam muitas horas no serviço ministerial. Todas essas coisas são partes essenciais do ministério e sempre são prioridades importantes.

No meio de todas as atividades, no entanto, os lideres não podem perder de vista a sua busca mais importante: conhecerem a Cristo, terem a Sua semelhança formada neles, e permitir que o Seu Espírito os capacite.

Muitas pessoas procuram encontrar uma realização espiritual em seu “ministério” ou “chamado”, em vez de buscar um relacionamento com Deus. Elas se tornam muito mais preocupadas com o que podem fazer ou realizar do que com quem elas estão se tornando em Cristo.

O nosso destino espiritual não tem só a ver somente com o que nós fazemos para Deus. Ele consiste na conformação da nossa vida no sentido de sermos semelhantes a Cristo. Não há duvida nenhuma de que o Apóstolo Paulo foi um homem extraordinário. Deus o usou para levar milhares de pessoas a Cristo, escrever as Escrituras sob a orientação do Espírito Santo, iniciar igrejas e mover-se nos dons espirituais com poder. Certamente diríamos que Paulo cumpriu tudo o que Deus o chamou para fazer.

No entanto, a prioridade máxima de Paulo não era o seu chamado. Era a sua paixão em conhecer e tornar-se semelhante a Jesus! Foi Paulo que escreveu: “E, na verdade tenho por perda todas as coisas pelo conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, pelo qual sofri a perda de todas as coisas, e as considero como esterco, para que possa ganhar a Cristo... para que eu possa conhecê-Lo, e o poder da Sua ressurreição, e a comunhão dos Seus sofrimentos, sendo feito conforme a Sua morte”(Fp 3:8,10;leia também os versículos 12-15).

O Novo Testamento contém muitas referencias ao nosso destino espiritual.

E quase todas elas apontam para nós a direção de conhecermos e tornarmos semelhantes a Cristo. Deus não está nada interessado no que fazemos por Ele, e sim no que estamos nos tornando para Ele.

O Que é o Caráter Semelhante ao de Cristo?

O tornarmo-nos semelhantes a Cristo envolve, em parte, o desenvolvimento do nosso caráter cristão- a nossa natureza, a nossa constituição moral. Isso não revela o quão “perfeitamente” podemos nos comportar externamente, mas com o fato de sermos verdadeiramente “transformados” de dentro para fora. Aí então esta mudança interna se reflete externamente, através das nossas atitudes e ações.

Reverência Para com Deus

O caráter cristão não tem haver com honrar ou impressionar os homens. Todos nós precisamos responder primeiramente ao Deus Todo-Poderoso. O ponto de partida para o caráter semelhante ao de Cristo é o “temor do Senhor”(Pv 9:10)- o nosso respeito e reverencia para com Ele e por Sua santidade. O processo para tornarmos semelhantes a Cristo inicia-se com o nosso viver na pratica de nossa fé, com reverencia e respeito para com Deus, o Qual olha para nosso coração (1Sm 16:7).

Coração de Servo

O caráter cristão envolve o sacrifício. Precisamos estar dispostos a morrermos para os nossos próprios desejos e concupiscências. Precisamos deixar de lado nossas agendas ou conveniências pessoais, a fim de nos tornarmos mais semelhantes a Cristo. Lembre-se: somos chamados para sermos servos do Senhor Altíssimo.

Jesus nos estimulou a termos em mente que a verdadeira atitude de servo não é simplesmente fazermos o que é esperado. É sacrifical! Precisamos procurar as oportunidades para fazer até mesmo mais do que os nossos deveres mínimos (Lc 17:10).

Talvez haja ocasiões em que menos atividades ministeriais sejam necessárias, se outras prioridades ordenadas por Deus estejam sendo negligenciadas (tais como a família ou a oração). Mais importante de tudo, como servos de Deus, devemos ser obedientes em tudo o que Ele desejar (1Sm 15:22,23).

Pr. Anísio

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Deus Molda Seus Líderes










(Dependendo De Deus)

Mais de 2,5 milhões de israelitas seguiram a Moisés e saíram do Egito, para entrarem no deserto desconhecido.

Essa foi uma enorme responsabilidade de liderança –uma responsabilidade que Moisés não buscou (Leia Êxodo 3).

Moisés começou como um líder relutante. Ele não acreditava que tivesse capacidade ou habilidade para liderar um grupo de pessoas tão grande assim para uma jornada tão importante (Ex 3:11-4:16).Deus ,no entanto, viu algo em Moisés que Ele desejava usar. As limitações humanas de Moisés não eram um problema para Deus –como também as suas limitações não o são.

Moisés argumentou com Deus o seu chamado.

Ele sabia que não era qualificado para fazer o que Deus o estava chamando para fazer (Ex 3:11 –4:16).Ele provavelmente duvidou das próprias habilidades e temeu o que aquele chamado poderia envolver. Contudo, Deus prometeu estar com Moisés e fornecer a ajuda de que ele precisava para cumprir a grande incumbência de Deus para ele.

A .Todos Nós Precisamos Ser Moldados

Quando Moisés tirou os israelitas do Egito, ele não tinha experiência nos caminhos de Deus com relação à liderança. Deus geralmente coloca as pessoas em posição de responsabilidade antes que elas se sintam prontas ou capazes. Talvez você já tenha sido lançado numa posição de liderança e esteja enfrentando frustrações ou até mesmo fracassos. Se esse for o seu caso, anime-se!

O fato de recebermos responsabilidades que vão além do nível com o qual nos sentimos confortáveis, freqüentemente faz parte do processo de moldagem de Deus. Ele usa épocas de “esticamento” para nos ensinar importantes lições. Essas situações aumentam nossa fé, expandem nossa capacidade e confiança em Deus.

Nessas ocasiões, aprendemos a depender de Deus (Pv. 3:5,6).

O Senhor encorajou Moisés, certificando-lhe que os seus temores e fraquezas poderiam ser vencidos através da ajuda e do poder de Deus. Moisés –como todos nós- também precisava de ensinamentos, de ser moldado, e da ajuda de outros. Ele precisava desenvolver sua capacitação.

Mais importante de tudo, ele precisava de dependência muito maior de Deus, do Seu poder e da Sua Sabedoria, como ele jamais precisou antes.

B .Capacitação de Deus – Não Nossa

Deus não escolhe Seus servos com base na inteligência, talento ou sabedoria deles. Se você está preocupado com o fato de não ter a “capacitação” para cumprir o chamado de Deus para você, isso é na verdade algo bom.

Na verdade, o Apóstolo Paulo nos ensinou exatamente sobre isto: “...não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados. Mas Ele escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as coisas que são poderosas; e Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são, para que nenhuma carne se glorie em Sua presença” (1 Co 1:26- 29 ).

Paulo também citou as razões pelas quais ele poderia ter dependido de si mesmo: a sua vasta instrução acadêmica, o seu zelo, a sua devota linguagem hebraica, a sua obediência a Lei. Contudo, Paulo passou três anos no Deserto da Arábia, separando-se dos seus próprios ganhos de acordo com a carne, a fim de verdadeiramente ganhar a Cristo(Gl 1:17; Fp 3:4-8).

Paulo sábia em que seu próprio poder e sabedoria ele não poderia realizar nada eterno. Não foi “com palavras persuasivas de sabedoria humana, mas com a demonstração do Espírito e de poder, para que a vossa fé não fosse na sabedoria dos homens, mas no poder de Deus”(1 Co 2:4,5).Paulo não estava tentando reunir seguidores para si próprio. Ele queria que todos seguissem a Cristo Jesus, o Senhor. Isso somente poderia ser realizado através do poder e do Espírito de Deus, e não pela sabedoria humana.

O sábio servo de Deus reconhece que é preciso mais que a sua capacitação ou experiência pessoal para qualifica-lo para a obra do ministério. È somente através da capacitação de Deus – do chamado, do poder, dos dons e da unção de Deus – que verdadeiramente seremos frutíferos no ministério.

Deus procura os que são leais a Ele – e que são completamente d’ Ele – e, então, ELE faz obras poderosas através deles(2 Cr 16:9). O coração da pessoa, o seu caráter, a sua disposição de depender totalmente de Deus e de obedecer-lhe são as características que a tornam um vaso adequado para uso do Mestre.

Pr. Anísio.


Bem Vindo Guardião da Fé Apostólica

Aqui você encontrará material de apoio para o seu desenvolvimento ministerial. Acompanhe os estudos, fique atento para as dicas e agenda deste trabalho nacional da A Igreja de Deus no Brasil.